CONSIDERAÇÕES FINAIS.

III – CONSIDERAÇÕES FINAIS.
Há muito a ser pesquisado sobre o cultivo de plantas medicinais, ainda mais quando se trata do cultivo em residências (recipientes e jardins).
Como as hortaliças, as plantas medicinais podem ser trazidas para junto e até para dentro de nossas casas. Há contudo um porém; mesmo que uma determinada espécie se adapte ao ambiente artificial de uma residência, ela estará sujeita a variações nos teores de seu principio ativo, que como vimos é influenciado por inúmeros fatores climáticos e de cultivo.
Plantou-se algumas espécies medicinais (Aloe vera, Baccharis trimera, Coleus barbatus, Cymbopogon citratus, Lippia alba, Mikania Glomerata, Ocimum basilicum, Phyllanthus niruri, Plantago major, Plectranthus barbatus e Ruta graveolens) na residência do autor deste, porém sem caráter cientifico. Quando muito se plantou duas plantas de uma mesma espécie, de forma que não se pôde avaliar com segurança os resultados. Também não foram feitas análises para se avaliar os teores dos princípios ativos em função das condições em que as plantas foram cultivadas.
Um trabalho bibliográfico tem suas limitações, mas espero que este trabalho possa contribuir para a realização de futuras pesquisas objetivando resultados mais práticos e expressivos.

Nenhum comentário: