É manjericão? Ou é alfavaca? Ou é basilicão? Ou é alfavacão?...

Busco na memória quando comecei a gostar e usar o manjericão na cozinha. Não tem muito tempo. Foi com a Cau, minha esposa, que percebi o quanto é saboroso e principalmente cheiroso. Dá um toque especial a alguns pratos e não pode faltar em outros, como em uma salada de polvo.
Como profissional da área de ciências agrárias, sempre vi a associação da palavra “manjericão” ao nome científico “Ocimum basilicum”. Acontece que a planta que sempre conheci com este nome popular tem as folhas pequenas e quando fiz minha pós-graduação em Plantas Medicinais descobri que o Ocimum basilicum é o manjericão de folha larga. O manjericão de folhas miúdas tem o nome científico Ocimum minimum. Vejo que algumas pessoas fazem a mesma associação e na feira livre que freqüento não é raro ver pessoas perguntando ao feirante “o que é isso, moço?”. Em certa ocasião ficamos a conversar se uma não era alfavaca ou alfavacão e a outra manjericão. Por fim a conclusão foi que “manjericão era a planta da folha miúda, como sempre foi e não se fala mais nisso” afirmou uma senhora.
Como já postado anteriormente neste blog em “Melissa???”, quando tratamos as plantas pelos nomes populares podem ocorrer confusões. Pois a depender da cidade, da região e do país que ela se encontra seu nome popular pode variar muito. Por isso, o correto é tratá-las pelo nome científico (Ler postagem de 2009: Revisão Bibliográfica, subtítulo 2.3 – Identificação).
Desta forma, não é incorreto chamarmos o Ocimum basilicum ou o Ocimum minimum de manjericão.
Temos ainda o Ocimum basilicum var. purpureum, o Ocimum gratissimum e mais algumas dezenas. Já vi em alguns sites fotos do O. gratissimum e do O. minimum associado ao nome Ocimum basilicum.
Se você é uma destas pessoas que sempre utilizou, na cozinha, o manjericão de folhas miúdas (O. minimum) recomendo experimentar o manjericão de folhas largas (O. basilicum).


Ocimum Basilicum




Ocimum basilicum var. purpureum


Ocimum minimum

6 comentários:

Wagner Cavalcante disse...

Excelente! Me ajudou bastante! Parabéns! ;D

comprar seguidores instagram disse...

muito bom o blog, adorei!

Anônimo disse...

E qual é o manjericão santo ou a Tulsi dos indianos? É o manjericão arroxeado de folhas miúdas? É que estou procurando este para purificar a minha água do flúor.
Se for possível responder...
Agradeço,
Almeida.

Antonio M Miguel disse...

Um olharEstou muito satisfeito com as respostas, pois sempre conheci um tipo. Comprei a semente e brotou ou-tro tipo de folha, com a explicação a dúvida terminou.Muito bom, Obrigado!

Anônimo disse...

Muito bom! Me ajudou bem.

Simone Moninha disse...

Muito bem!!!