Melissa???


Nem me lembro quando foi a primeira vez que vi um arbusto de erva-cidreira. Coisa de menino sentir o aroma das folhas. Faço isso hoje com meu filho, vou para garagem e lhe apresento os diversos aromas plantados em meu pequeno “quintal”. É cheiro de hortelã, diversos tipos de boldos, capim-santo, erva-cidreira-brasileira, mirra, manjericão, limão; passo a mão dele nos minúsculos pêlos das folhas do tomateiro que guardam todo o perfume do tomate. Com uma cara muito engraçada ele vai sentindo os aromas e me olha com satisfação. De vez em quando me surpreende com uma folha na mão me pedindo para cheirar.

Acontece que estes arbustos de erva-cidreira que vi aos montes na verdade são de uma planta conhecida popularmente como erva-cidreira-de-arbusto ou erva-cidreira-brasileira e não como comumente as pessoas a denominam de erva-cidreira ou melissa.

Logo que me envolvi com o estudo das plantas medicinais, sempre que via alguma plantada em um quintal ou sendo comercializada, eu aproveitava para bater um papo com a pessoa responsável e aprender um pouco mais sobre estas ervas. Um fato me deixou curioso. As pessoas de um modo geral acham que a erva-cidreira-brasileira é a melissa. Muitas pessoas que tive contato não conhecem a melissa e quando eu digo a elas a respeito me olham ressabiadas, sempre achando se tratar da planta que tem em seus quintais, que se trata na verdade da Lippia alba (FOTO DESTE TEXTO).

Quando tratamos as plantas pelos nomes populares podem ocorrer confusões. Pois a depender da cidade, da região e do país que ela se encontra seu nome popular pode variar muito. Por isso, o correto é tratá-las pelo nome científico.

No caso das plantas a que me reviro, a melissa tem o nome científico de Melissa officinalis e a erva-cidreira-de-arbusto ou erva-cidreira-brasileira tem o nome científico de Lippia alba. Basta você digitar estes nomes no Google, por exemplo, e verá que se tratam de plantas diferentes. E há ainda quem às confundam com o capim-santo ou capim-cidreira, de nome científico Cymbopogon citratus.

Não é comum a Melissa officinalis florir em algumas regiões do Brasil. Sempre que encontro um produtor de Melissa officinalis pergunto se a planta floresce em sua região e a resposta é sempre negativa. Por isso não tenho nenhuma foto das flores da Melissa officinalis, que ajudaria a identificar melhor a espécie.

Fotos e a descrição da Melissa officinalis e da Lippia alba já foram postadas anteriormente.

2 comentários:

Rodolfo Viana disse...

Foto do acervo pessoal do autor deste blog.

Mar disse...

Ufa.. foram horas de busca para encontrar a solução, e achei aqui. Informações errôneas na internet nos fazem perder tempo, antes tivesse achado teu blog por primeiro. A confusão entre a Melissa, Erva Cidreira, Capim Cidreira, de fato qd fazemos busca no google por Erva cidreira corre o risco de encontrarmos até a citronela. Tua explicação aqui valeu, pelo menos acabou a minha busca. A muda que tenho em casa é Erva cidreira Lippia alba - Nossos pais e avós sempre souberam a diferença. Quando buscamos por um nome de planta na net aparece até capim gordura com o nome de rosa, ninguém merece. Gosto de sites iguais aos teus onde a informação é 100% correta.